Header Ads

Breaking News
recent

Finanças para mulheres: Porque a visão sobre o dinheiro é tão importante?



O ensino sobre finanças pessoais pode fazer com que eu e você tenhamos uma vida próspera e, principalmente, de paz. Será que você tem vivido em tranquilidade quanto a esse assunto? Ou melhor, tem experimentado a liberdade de viver contente, independentemente, do valor que possui? 

Durante muitos anos, vivi refém do dinheiro. Não sei se ocorre com você ou já lhe ocorreu, mas o dinheiro ocupava grande parte da minha mente deixando-me inquieta. Comecei a perceber que "ele" era o termômetro do meu humor e o que ditava as minhas prioridades.

Não era eu a atuante na história, era o dinheiro que regia boa parte de minhas ações. Foi quando cheguei ao buraco nas finanças que até hoje luto para me equilibrar. Eu percebi o quanto tinha que mudar a minha visão referente ao mau uso que estava cometendo. 

E, com a ajuda de Deus e dos profissionais no ramo do mercado financeiro (especialistas, coaches etc), tenho vencido muitos paradigmas. Estou alinhando os comportamentos errados que cometi para um novo salto de decisões assertivas. 

Vivendo e aprendendo, né? rsrs...Assim, tento levar o curso do bom uso do dinheiro em meu dia a dia. E, acredito eu, estou no caminho certo. Claro que melhorar a cada momento é essencial!

Já conquistei muitas vitórias durante esse tempo. Em especial, o desprendimento das coisas, a estar feliz tanto tendo pouco como muito e o viver em simplicidade. Hoje posso dizer que tenho paz, pois com todas as experiências que obtive posso dizer o que Paulo disse na bíblia:

"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece" - Filipenses 4:11-13

O dinheiro tem a sua importância!

Desse modo, quero compartilhar aqui com você um ensino sobre finanças pessoais que trarão paz em seu coração e, consequentemente, sucesso nessa área. 

Ele é baseado no livro que estou lendo "Fé e Finanças no Reino de Deus", de Loren Cunningham. Recomendo a leitura desse livro, pois tem me ajudado sobremaneira. 

Uma das coisas que devemos nos importar é que a nossa vida não está separada do dinheiro. O dinheiro está em tudo que realizamos. Se sentimos vontade de comer, precisamos de uma quantia. Se queremos viajar, lá está o dinheiro também. Para nos vestir, temos que usar o dinheiro, seja lá de que forma for. 

Então, a vida é regida por dinheiro. Mas, esse fato não é algo que deve nos deixar entristecidos, com raiva ou que venhamos a desvalorizá-lo. Assim como também não devemos dizer que ele é mal ou ruim em nosso viver. Dinheiro é uma benção! O uso dele é que deve nos manter em alerta!

"O dinheiro não possui a faculdade de mudar a natureza íntima"
- Horácio

Então, a primeira coisa que nós devemos mudar é a concepção, visão que temos a respeito do dinheiro. A bíblia diz: "

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão"- 1 Timóteo 6:10 -11.

O amor ao dinheiro é que precisa ser extirpado de nossa vida. Vemos que as pessoas que veneram o dinheiro é que cometem os absurdos como mortes, assaltos, roubos, enganos, subornos, vivem de aparências, mentiras etc. 

Como visto, a prioridade que devemos ter são qualidades como ele cita: justiça, amor, fé...etc e não o amor ao dinheiro. Deus é o dono de todo o dinheiro, riqueza, ouro, prata. (Ageu 2:8).

Relacionamento com Deus reflete no uso do dinheiro


Outra coisa interessante é que o nosso relacionamento com Deus é que dita o nosso uso do dinheiro. É como um reflexo. Aliás, para todas as outras áreas de nossa vida refletimos esse relacionar com Jesus.

Também é o que define quem é a prioridade de nossa vida. Será que o dinheiro não está sendo a prioridade? Será que o meu relacionamento com Deus está comprometido pelo meu excesso de busca por ganhar mais e mais dinheiro? 

Então, se não sabemos lidar com dinheiro é porque em algum momento de nossa vida, não estamos sabendo nos relacionar com Ele ou não estamos aprendendo a usar o dinheiro com Ele quer que usemos. 

É muito importante ter isso em mente porque faz total diferença na qualidade de vida que estamos levando. Pode ser alguma desobediência como, por exemplo, querer viver além das condições que se tem. 

Deus quer nos ensinar sobre o melhor uso do dinheiro


Espero que você já tenha notado que o cara que mais se importa com a sua situação financeira é o Senhor Jesus, filho de Deus. Sendo assim, devemos estar dispostos a aprender diariamente conforme o que Ele nos orienta em sua palavra. 

Há mais de 2.000 versículos que trata a respeito do dinheiro ou assunto que o envolva. Muito mais que oração que chega a 500 versículos e até fé nesse mesmo número. 

Então, isso significa que Ele quer que aprendemos. Até porque sabe exatamente que enfrentamos problemas no uso dele ou que isso pode nos levar ao afastamento da comunhão com Ele. Por isso, não é à toa que Deus separe grande parte da bíblia tratando desse aspecto.

No próximo post, estarei passando para você 5 práticas de sucesso nas finanças pessoais. E, assim, você poderá aplicar em seu viver e desfrutar de maior liberdade. 

Para esse momento, saiba que dinheiro é uma benção de Deus! Que o mau uso dele é que pode nos levar à destruição ou nos fazer distanciar da sua comunhão. É importante lembrar que:

"Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens"
- Provérbios 11:28

Vamos juntas (os)?!!!
Tecnologia do Blogger.