Header Ads

Breaking News
recent

Inteligência Emocional Feminina – O Despertar para a mudança genuína!


Descubra o poder que há na Inteligência Emocional Feminina e desfrute de uma mudança real e genuína!


O investimento em inteligência emocional feminina é um dos frutos mais ricos que você poderá colher! Não é à toa que cientistas têm descoberto que os mais bem-sucedidos do mundo possuem uma alta performance em Inteligência Emocional.

Essa iniciativa pode lhe trazer mudanças qualitativas de equilíbrio nas emoções, flexibilidade no convívio com o outro e harmonia interior! Que tal mergulhar nessa descoberta?

A Inteligência Emocional Feminina tem me chamado muito atenção nos últimos 4 anos. Como mulher, eu sei como é difícil, muitas vezes, você controlar o que sente em meio a vários acontecimentos que ocorre.

E, por muito tempo de minha vida, não sabia gerir essa área em meu cotidiano. E, por incrível que pareça, nem pensava que havia tanta importância assim. Eu imaginava que só a razão, a mente era o suficiente.

“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos”
- Sigmund Freud

Hoje, voltando às minhas escolhas passadas e fazendo um check-up de tudo que vivenciei, pude notar que a falta da Inteligência Emocional desencadeou alguns desequilíbrios.

Entre eles, cito: relacionamentos instáveis com minha mãe, irmãos e irmãs, amigos, namorado, na área financeira, em meu descontrole alimentar, e por aí vai!

Leia também:

Despertamento à mudança para a Inteligência Emocional!


Foi quando cheguei ao extremo de dor por escolhas erradas devido ao meu emocional abalado, uma após outra, e também por tomada de decisões feitas impulsivamente. Nesse momento, Deus me despertou e me fez enxergar a causa de todo esse caos!

Passei a identificar em mim mesma que precisava, urgentemente, passar por uma transformação genuína. E Deus me mostrou que era justamente a “área das emoções”.

A bagunça em que me encontrava precisa ser tratada o mais rápido possível. Que se eu não fizesse nada a esse respeito imediatamente, eu iria entrar em um colapso maior indo para um buraco cada vez mais profundo.

"Quando o nosso emocional está ruim, assim é o nosso nível de auto-estima. Temos que desacelerar e lidar com o que está nos incomodando, para que possamos desfrutar da alegria simples de ser feliz e estar em paz com nós mesmos"
- Jess Scott 

E, a partir daí, me submeti a esse processo com a ajuda e auxílio de Jesus. Até hoje, sempre digo que ainda estou em evolução nas emoções, subindo de nível.

Mas, estou muito contente de hoje estar aqui compartilhando com você essa parte tão essencial para a mulher! Realmente, posso dizer que evolui nesse processo. Vi que mudei e estou mais emocionalmente forte a cada dia.

Durante esse tempo, busquei aprender sobre Inteligência Emocional e como aplicá-la em meu dia a dia. Estou colhendo os seus frutos e quero ainda melhorar muito mais!

Por isso, decidi criar esse espaço Sobre Mulher de Verdade para compartilhar experiências que Deus tem me feito viver, inclusive, nas emoções.

Agora que você compreendeu um pouco como o estado emocional descontrolado pode afetar a sua vida negativamente, em diferentes áreas, vou explorar abaixo como você pode se despertar para a mudança genuína!

E essa mudança é por meio de você estar trabalhando com a Inteligência emocional, uma peça chave para estar bem consigo e com todos ao seu redor.

Trabalhando com a Inteligência Emocional


A Inteligência Emocional pode ser trabalhada a partir de 3 premissas:

  1. Reconhecimento
  2. Identificação
  3. Prática (ação)

1 – Reconheça que precisa tratar o seu emocional


Bem, a primeira coisa que você deve fazer é reconhecer diante de Deus que você precisa se tratar. Foi o que eu fiz. 

Em sua vida corrida, muitas vezes, não se dá conta de que está se afundando quando se confronta com uma situação de estresse ou conflitante, e não enxerga a necessidade de tratar.

O que geralmente você faz é deixar para lá, não é mesmo? Busque em seus registros de memórias quantas vezes passou por situações emocionais difíceis, as quais mexeram com a sua emoção, e você não ligou?

A sua tendência é seguir a vida, mesmo com o emocional abalado, sem a noção de que isso acarretará no futuro uma explosão.

Portanto, ore a Jesus e reconheça sinceramente o seu estado emocional de hoje. Que precisa de sua ajuda e intervenção, pois somente a ação do Espírito Santo é que pode moldar e melhorar desse desconforto.

2 – Identifique as áreas de maior dor emocional ou erros


Após o reconhecimento, você tem que identificar quais as áreas emocionais que merecem atenção. No meu caso, as finanças e o descontrole alimentar eram as mais conflitantes.

Então, abra o seu coração, confesse o seu pecado e peça perdão de Deus pelos erros cometidos (1 João 1:9). 

Se eu resolver as finanças e essa falta de controle por comida, outras áreas atreladas se ajustariam. E, assim, fiz e deu certo!

Então, essas duas áreas eram as mais perigosas e as que mais eu teria que trabalhar a Inteligência Emocional. Então, passei a buscar conhecimento em livros, ler provérbios e outros assuntos que abordavam a questão de disciplina e dinheiro.

Você pode anotar em seu diário identificando essas áreas que mais tem te afundado, tem cometido erros seguidos e feito você sentir dor. Depois disso, procure investir seu tempo em meditação nos versículos relacionados, oração todo dia e leitura de livros especializados.

3 – Vá para a prática!


Não tem jeito! Só a prática é que vai fazer você mudar genuinamente. Após o processo de descoberta e instrução, pratique todo o aprendizado.

É preciso tomar decisões radicais e agir, todo o tempo focado, em cima delas.Como diz a bíblia: "fé sem obras é morta.." - Tiago 2: 14 - 18! Não adianta ficar querendo mudar em casa, pensando e orando com fé, pois você deve fazer algo!

“O que realmente importa é o que fazes com o que tens”
- H. G. Wells

O que eu fiz?

  • Encerrei a minha conta corrente e os meus cartões de crédito.
  • Comprei um celular que só liga e recebe para trabalhar disciplina e contentamento.
  • Organizei as minhas finanças anotando meus gastos no diário.
  • Mudei 100% meu cardápio alimentar. Passei a me alimentar de forma saudável, escolher alimentos que saciam a fome, fazer exercícios intensos e outras dicas.
  • Não fiz mais empréstimos (nunca faça!).
  • Passei a viver com pouco, me contentar com o simples e correr atrás dos meus sonhos.
  • Separei tempos silenciosos como ir à praia, parques só para refletir e agradecer a Deus!

“Se fazes és; se não fazes serias”
- Agostinho

Bem, você pode listar tudo que pretende fazer. Pode acontecer em ter momentos de recaídas, mas é normal. Siga adiante. Não desista e coloque mais força e superação nisso!

Essas foram as 3 premissas que fiz. Claro, não é só isso que se resume a Inteligência Emocional. Há muitas coisas envolvidas que estarei abordando aqui, mas para esse início já irá te ajudar.

Lembre-se que você deve aumentar mais e mais a sua Inteligência Emocional. Quanto mais você investir nela, mais plena e realizada você se sentirá, além de tomar decisões assertivas.

Se desejar, deixe seu comentário que ficarei imensamente feliz! Ahh, compartilhe com suas amigas e permita que elas também recebam esse conhecimento.


Que Deus abençoe a todas!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.